sábado, 19 de novembro de 2011

Celebração da fantasia


Foi na entrada da aldeia de Ollantaytambo, perto de Cuzco. Eu tinha me
soltado de um grupo de turistas e estava sozinho, olhando de longe as ruínas de
pedra, quando um menino do lugar, esquelético, esfarrapado, chegou perto para me
pedir que desse a ele de presente uma caneta. Eu não podia dar a caneta que tinha,
porque estava usando-a para fazer sei lá que anotações, mas me ofereci para
desenhar um porquinho em sua mão. Subitamente, correu a notícia. E de repente
me vi cercado por um enxame de meninos que exigiam, aos berros, que eu
desenhasse em suas mãozinhas rachadas de sujeira e frio, pele de couro queimado:
havia os que queriam um condor e uma serpente, outros preferiam periquitos ou
corujas, e não faltava quem pedisse um fantasma ou um dragão.
E então, no meio daquele alvoroço, um desamparadozinho que não
chegava a mais de um metro do chão, mostrou-me um relógio desenhado com tinta
negra em seu pulso:
— Quem mandou o relógio foi um tio meu, que mora em Lima — disse.
— E funciona direito? — perguntei.
— Atrasa um pouco — reconheceu.

Eduardo Galeano


Nenhum comentário:

Postar um comentário