terça-feira, 7 de agosto de 2012

A Praça Valêncio de Brum




Eu sempre considerei a Praça Valêncio de Brum como um espaço familiar e também um segundo quintal para brincar, correr (muitas vezes do guarda) andar de bicicleta e descobrir o mundo, amigos, acontecimentos, modos de vida e afins.
As brincadeiras de salva na infância e adolescência faziam da praça um centro de convergência da molecada, muitas vezes transgredindo regras, ordens e recomendações “de casa” para poder sobreviver no jogo sem se entregar e ser culpado da derrota pelos companheiros.
Pior era quando eu extrapolava o horário de voltar pra casa, à tarde, noite, com um quê  de propósito para ver as luzes se acenderem no topo daqueles postes de cimento que sempre deram um ar moderno, romântico e ao mesmo tempo arrojado no ambiente.
O medo de voltar pra casa de noite era explicado por ser a praça o único local publico iluminado da cidade, saindo dali era um “breu” nos arredores. E pra quem estava devendo satisfação em casa, uma esquina escura já tinha aquele ar de: “Viu? Eu te falei!”
Sempre vi a praça como casa de todos, na verdade. Os acontecimentos mais importantes, de ordem publica, governamental ou popular autônoma, assim mesmo como deve ser uma praça. E assim é que a Praça Valêncio de Brum sempre funcionou.
De um tempo pra cá, não distante, esse espaço familiar e peculiar à minha geração (nasci no ano de 1964, tal qual a Praça Valêncio de Brum) foi alvo de intervenções com os mais diversos nomes: Modificação, Alteração, Construção, Revitalização, Transformação.
À medida que as transformações foram acontecendo, a frequência das famílias e da população foi diminuindo, minha também, salvo em eventos com promoção midiática, a praça se tornou um passador de utilidade logística urbana, talvez por exigência das mudanças no modo de vida da comunidade. Com isso a praça perdeu a característica familiar que tinha no começo de sua história e perdeu também parte de sua história. Alguns bancos com nomes de famílias tradicionais da região foram retirados de seus locais originais e não sabemos o que farão com o restante. E aqueles postes de cimento? A praça agora também é ponto comercial e tem parquinho de areia. A calçada está um tanto diferente, em todos os lados. A vegetação e a jardinagem não passam muito tempo sem alterações.
E o patrono Cel. Valêncio de Brum? Onde está Valêncio de Brum? Dorme? Inexiste? Bem, com certeza não pode mais se defender, sequer sua imagem é respeitada. Valêncio nos deixou, mas nos deixou uma praça. Mas essa praça que ele nos deixou, em pouco não mais a teremos.
Está em andamento mais um duro golpe na identidade visual e arquitetônica da nossa praça, estamos presenciando mais uma intervenção, e pelo que se tem noticia, a maior e mais dispendiosa de todas, que vai negar aos amambaienses mais jovens a memória sócio-cultural mais evidente que temos. Pior, e que prenuncia uma sentença melancólica para quem acompanhou toda a “vida” desse local: Jamais veremos a nossa praça do jeito que a conhecemos.
Indiferente de ser preservada, modificada, descaracterizada ou alterada como já se encontra, pergunto: Quantos amambaienses opinaram sobre essas modificações?
Pois é, creio que poucos sabem sequer como ficará esse espaço tão intimo, pelo menos para minha geração. O fato é que a Intervenção está aí diante do povo, à vista de todos, mudos. 

Marco Ormai.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário